quinta-feira, 26 de julho de 2012

A teoria na prática

Para quem lembra da postagem anterior sobre Dossiê Literatura que tratou do último curso sobre as oportunidades de criar e recriar estratégias de contação de histórias, o recado de hoje é um convite para navegar no que aconteceu depois. Fundamentadas na imprescindibilidade de estudar para colocar em prática um planejamento lúdico, prazeroso onde as diferentes linguagens são implementadas, não acreditamos em discursos ultrapassados de que a teoria está bem distante da prática. Isto somente acontece quando o postulado é a racionalidade técnica; em outras palavras, buscamos romper paradigmas e exercitar a teoria refletida a partir da análise crítica, empoderando-nos da racionalidade prática, portanto, formativa e emancipatória. Assim sendo, o que temos é o resultado de nossas buscas! Após o curso, as professoras iniciaram um trabalho cuidadoso de selecionar o tema/história, criar e recriar recursos para o momento de contação de histórias, pensar e repensar nas diferentes necessidades das crianças e nas possibilidades de execução. O resultado tem sido o crescimento docente/discente na aventura do ato educativo. Breve retomaremos este assunto, trazendo mais novidades!